terça-feira, 23 de junho de 2009

IMPORTANTE!! EXIJA OS SEUS DIREITOS


Boa noite,

Tive vários problemas com a Vesper, hoje Embratel e em todas as ocasiões os atendimentos foram péssimos. Fiz uma pesquisa pra levantar algumas reclamações contra esta empresa que contrata péssimos funcionários, despreparados, sem profissionalismo. Não podemos nos calar, tive o meu telefone desligado por várias vezes sem motivo e para religar era pior ainda, após várias ligações e reclamações isso ocorria. Depois tive outro problema, o nº foi trocado sem a minha permissão, sem nenhum aviso prévio e o pior eu informei a Anatel, fiz uma reclamação formal e nada aconteceu.Hoje, liguei 3 vezes na EMBRATEL para pedir que religassem o meu telefone que encontrava-se desligado sem nenhum motivo.Já havia feito uma reclamação anterior,onde a desculpa foi que o meu telefone não funcionando, deveria trocar o aparelho.Só para resumir o atendimento de hoje 22/06/09,eles desligaram,gritaram e não arrumaram meu telefone, isso não pode continuar assim! Cada notícia abaixo relata um pouco do que eu já passei com a EMBRATEL!!

RECLAMAÇÕES EMBRATEL/ ANTIGA VESPER


RECLAMAÇÃO


mudança plano livre da embratel(vesper)

Prezados minha esposa é assinante de uma linha livre(antiga vesper) de numero 21-328742355 a mais de 14 meses e sempre no pos pago.Adquirimos um combo da Net cujo pacote consta o net fone(tambem controlado por Embratel) e solicitamos que o mesmo numero fosse o do net fone, alegaram que não podiam fazer tal portabilidade(não sei o porque, visto srem ambos da embratel)e, para não perder então o numero do livre acima citado solicitamos a mudança do pos pago para pre-pago e para nossa surpresa alegram de que teria de pagar uma multa para mudar de plano visto que há dois meses havia mudado o valor do pos pago de 35,00 para 50,00 e por este motivo teria de cumprir nova fifelidade, é um absurdo tal exigencia, pois estão colocando fifelidade de planp em cima de fidelidade.Se tivesse um pre e tivesse passado para um pos pago e agora estivesse querendo retornar, tudo bem, mas o telefone sempre foi pos pago.Para notificação o nomes de minha esposa(assinante) é Sonia Maria da Silva Barros cpf 11986142704 end rua benedito patricio 199 ilha do governador / Bancarios ceo 21910220 (rio de janeiro).Pelo visto terei de cancelar tal assinatura, pois não existe base legal para a exigencia desta empresa que prefere perder o assinante a mante-lo seja em qualquer plano solicitado,Desde já agradeço a atenção dispensada.


FONTE - http://www.reclameaqui.com.br/259353/vesper/mudanca-plano-livre-da-embratel-vesper/


RECLAMAÇÃO


Vesper Ladra empresa do grupo embratelComprei um aparelho embratel livre e descobri que o mesmo era vesper não havendo cobertura para area que eu precisava entrei em contato com a mesma e retirar o aparelho comigo dizendo que iriam reembolsar o valor pago e até hoje nada já fui até ao procom e nada, estou decidido a procurar o tribunal de pequenas causas e espero que todos façam o mesmo.Conforme conversa com advogado temos este direito.


FONTE - http://www.reclameaqui.com.br/30157/vesper/vesper-ladra-empresa-do-grupo-embratel/

RECLAMAÇÃO


Embratel prejulga seus clientes e bloqueia aparelho de clientes novos por falta de histórico do clienteMudei de operadora de telefonia em abril desta ano (2009) através do uso do direito de portabilidade numérica. Aderi a um plano PÓS PAGO de franquia flexível da EMBRATEL (Livre pra falar) pelo qual eu pagaria no mínimo R$ 50,00 (franquia flexível). Recebi a primeira conta com vencimento para 07/06/2009 e paguei em dia no próximo dia útil 08/06. Qual não foi minha surpresa quando hoje (09/06) fui realizar uma ligação e uma mensagem gravada me informou que, para minha segurança, eu deveria ligar para 08007210004. Liguei e fui informada que meu telefone está bloqueado porque sou cliente nova a meus gastos parciais estão em R$263,29, muito mais do que o valor da franquia(prot. 13377019). Mesmo estando em dia com o pagamento da minha conta, não posso usar minha linha telefonica pois a Embratel não me conhece (palavras da atendente do 0800). No mínimo isso é preconceito contra o cliente. Como assim bloqueiam meu telefone porque eu gastei demais? Está faturando não está? Além da minha indignação com o preconceito da citada operadora, bloqueando meu telefone, fui muito mal atendida no tal 0800, para onde eu liguei três vezes (prot 13380274 e 13382313) sendo que, na primeira, a atendente de nome Denise souza desligou o telefone na minha cara. Além disso ainda em nenhuma das vezes fui atendida em menos de um minuto e me foram negadas as solicitações das gravações das ligações, contrariando completamente as novas leis do telemarketing. Fiz uma denúncia no site da anatel e estou aguardando retorno.Estou reclamando aqui de novo porque isso que aconteceu comigo é inadmissível. A Embratel está pressupondo que eu posso não pagar minha conta (que vai vencer no dia 06 de julho) e por isso bloqueia meu telefone. Isso é "pré-julgamento", "pré-conceito"!Pior é que estou presa a uma fidelização a essa operadora.Devia ter ficado com a Telefônica, com a qual eu nunca tive problemas. Só mudei de operadora por causa das tarifas mais baratas pra realizar DDD em horário comercial e agora não posso realizar nem chamada local porque a Embratel não me conhece!!Aff...

FONTE - http://www.reclameaqui.com.br/307649/embratel-prejulga-seus-clientes-e-bloqueia-aparelho-de-clien/

RECLAMAÇÃO
EU FIZ NO DIA 05/01/2009 UM CONTRATO COM AVIA EMBRATEL TV POR ASSINATURA E NÃO FIZERÃO A INSTALAÇÃOEU FIS NO DIA 05/01/2009 UM CONTRATO COM A VIA EMBRATEL TV POR ASSINATURA E MANDARÃO EU ESPERA 5 DIAS ÚTEIS ATÉ HOJE NIGENHE NÃO FEIS A INSTALAÇÃO E NENHE LIGOU PARA MIN PARA AGENDA A INSTALAÇÃO EU FIS UM CONTRATO COMO PESSOA JURIDICA O MEU CNPJ: N: 08.729.353/0001-39 EU FIS TAMBENHE UMA MUDANÇA DE ENDEREÇO E TAMBÉM NINGENHE NÃO FEIS AMUNDAÇA DO ENDEREÇO NOVO: QUE É NA RUA: LUIZ FERREIRA N:75 BARRIO: CENTRO CIDADE: CAPELA ESTADO: SERGIPE CEP: 49700-000 FONE: (79)98093641/ 81418190 O MEU NUMERO DE CONTRATO COM AVIA EMBRATEL A TV POR ASSINATURA N: 10032609EU LIGO TODO DIA PARA ESSE NUMERO 10321 DA EMBRATEL É OS ATENDENTES FICA MINROLANDOTODO DIA AU NICA EMPRESSA PACEIRA DE VIA EMBRATEL. EM SERGIPE: NOME FANTAZIA E : ATIVE CELAGUARDO COM UGENCIA?????/


FONTE - http://www.reclameaqui.com.br/230874/embratel-empresa-brasileira-de-telecomunicacoes-s-a/eu-fis-no-dia-05-01-2009-um-contrato-com-avia-embratel-tv-po/


Embratel é tele com mais reclamações de consumidor, diz Anatel

TATIANA RESENDE
do Agora

A Embratel lidera o ranking de reclamações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), com 2,138 queixas sobre chamadas locais a cada 1.000 assinantes. Por causa do alto índice, a agência vai solicitar à empresa um plano de ação para resolver o problema.O principal motivo, segundo a Anatel, é o atendimento no call center, mas não foi especificado qual produto gerou a insatisfação dos clientes.De acordo com a Embratel, a maioria das reclamações se refere ao Plano Livre, que tem tarifação por minuto, diferente dos planos da principal concorrente nas ligações locais, a Telefônica, que cobra as chamadas por pulso.O levantamento foi divulgado ontem e se refere aos números de agosto, que foram contabilizados com atraso pelo órgão federal. Não há previsão para a publicação do ranking de setembro.Para ter uma idéia de como o índice fugiu aos padrões, a Embratel teve mais do que o triplo de reclamações em relação à segunda colocada no ranking, a Intelig (0,642).Em seguida, aparece a Telefônica (0,496). De uma forma geral, o mau atendimento e as cobranças indevidas foram as principais reclamações.Essa foi a primeira vez que a Anatel dividiu o ranking de telefonia fixa em ligações locais e de longa distância nacional. No mês de julho, o último com dados unificados, a liderança foi da Telefônica, com 0,544 queixa a cada 1.000 clientes.Na Longa Distância Nacional, a empresa com mais reclamações é a CTBC Telecom (0,069), que atua em parte do Distrito Federal e de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro. Em São Paulo, as principais cidades atendidas são Ribeirão Preto, Campinas e Franca.Considerando as reclamações de todas as empresas, a cobrança indevida foi a principal queixa. Os usuários questionam o valor cobrado pelas ligações, que têm tarifação por minuto, e chamadas que alegam não terem feito.Como reclamarAntes de reclamar na Anatel (0800-332001), o cliente deve ligar para a prestadora do serviço e anotar o número de protocolo gerado pela queixa.Quando o usuário registra uma reclamação na agência, a empresa tem a obrigação de solucioná-la em cinco dias úteis. O prazo independe da queixa, mas, em algumas situações, pode ser insuficiente.Nesse caso, a orientação para as prestadoras é que, pelo menos, o cliente seja informado sobre o andamento da solicitação. Quando a solução não agradar ou não seguir as obrigações regulamentares, o usuário pode reabrir a reclamação na Anatel no prazo de 15 dias corridos.Outro ladoSegundo a Embratel, o número de reclamações do Plano Livre tem diferença na comparação com os concorrentes pelas "especificidades técnicas associadas à prestação do serviço".Para a empresa, devido ao telefone ter acesso fixo sem fio, espécie de tecnologia celular, mas com restrição à mobilidade do cliente, o serviço às vezes é contestado pelos usuários. Isso quer dizer que os clientes sairiam da área de cobertura e, por isso, não conseguiriam efetuar as ligações.A Telefônica não quis comentar o assunto, e a Intelig está avaliando a posição no ranking antes de comentar.Já a CTBC informou que o índice de 0,069 está abaixo do estipulado pela Anatel, que é de, no máximo, duas reclamações por 1.000 assinantes. A agência reguladora, no entanto, não confirmou esse patamar.

· Leia o que já foi publicado sobre a Embratel

FONTE - http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u111876.shtml

Queixas com telefonia liderando ranking do Procon


Terça-feira - 01/10/2002 - 10h58
Birigui - As queixas com as empresas de telefonia continuam liderando o ranking de reclamações do Procon de Birigüi, conforme aponta o relatório mensal divulgado hoje pelo coordenador do órgão, Leonardo Gracia Neto. No período de 1.º a 30 de setembro foram registradas 549 reclamações e consultas, sendo que o Procon conseguiu solucionar 95% do total, ou 521 queixas.O setor que mais recebeu reclamações foi o de serviços, que inclui empresas como a Telefônica, Embratel, Vésper, Interlig e ainda a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Em setembro, o Procon recebeu só desse setor um total de 300 ocorrências. Contra a Telefônica foram 52 consultas e 85 reclamações; a Embratel/Vésper, 15 consultas e 12 reclamações; a Interlig, duas consultas e uma reclamação e a CPFL, cinco consultas e três reclamações.Logo em seguida vieram os setores de habitação (38 consultas e 25 reclamações), assuntos financeiros (45 consultas e 15 reclamações), produtos (35 consultas e 24 reclamações), Saeb - Secretaria de Água e Esgoto de Birigüi - (35 consultas e 18 reclamações), alimentos (cinco consultas e três reclamações) e saúde (quatro consultas e duas reclamações) completam o balanço do Procon.As informações são da Prefeitura de Birigüi.


Fonte-http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?3152&PHPSESSID=d6b2b91c443ae3c292993bae2cb6aee5


RECLAMAÇÃO

Embratel e vesper sinonimo de desrespeito ao consumidor

O Brasil e mesmo um pais sem educação e só funciona mesmo na ignorância e falta de educação para com o próximo.Em julho de 2004 adquiri uma linha telefônica portátil da operadora VESPER que faz parte do grupo EMBRATEL, comprei o aparelho e numero de acesso 11-3436-5274 em nome de minha mãe, pois não tinha como comprovar rendimentos para comprar o mesmo sobre financiamento, então automaticamente ele ficou em nome dela, mas o uso e beneficio seria meu, resolvi escolher esta operadora simplesmente pela comodidade de alem de não possuir taxa de assinatura como a Telefônica possui, tem a vantagem de ser uma linha quase igual ao celular porem com limitações, e seria de imensa utilidade haja visto que minha esposa na ocasião estava grávida e iria ser de grande vantagem, quando o aparelho me chegou fiquei todo animado usei o Maximo possível, quer dizer quando era possível, pois o mesmo parecia ter vontade própria, mesmo estando ligado o mesmo caia na caixa postal, quando efetuava ligações do mesmo quando completava a ligação dificilmente conseguia completar a conversa em apenas uma ou duas tentativas, reclamei ao setor responsável e me disseram que iriam anotar e passar para o setor técnico para verificar e entrariam em contato, após dois meses nenhuma solução, e continuei tentando usa-lo assim mesmo, porem em outubro resolvi cancelar a linha e a operadora quis vários documentos e outras burocracias para me convencer de desistir do cancelamento e assim sendo eu suspendi o pagamento, e voltei a utilizar meu celular como opção cara porem bem mais funcional.Em março deste ano resolvi quitar a divida haja visto que eu estaria prejudicando minha mãe e não eles, ao quitar totalmente liguei para o 0800-089-2000 e solicitei o religamento do aparelho e eles me deram um numero de protocolo para que aguardasse 24 horas e o contato deles, foram abeis no prazo, porem não me disseram que às 24 horas seria o tempo de funcionamento do aparelho, após estas 24 horas eu apenas conseguia falar através dele para a operadora e ao ligar para ele dava uma gravação de numero inexistente, no mesmo dia em que detectei o acontecido liguei para a vésper e não consegui falar com nenhum atendente, tendo sucesso após quase uma semana depois, e quando me atenderam disseram que minha reclamação ainda estava em aberto e que havia um erro na configuração do sistema em meu numero de acesso, aguardei mais três dias e tentei novamente contato sendo que desta vez tanto via 0800 quanto pelo *501 ou *500 não conseguia ser atendido e em todas as vezes que era atendido ouvia-se: uma gravação “no momento todos os nossos operadores estão em atendimento, por favor, ligue em outro horário” isso durante dois dias seguidos.Finalmente em 13 de abril de 05 resolvi fazer a ultima reclamação, pois adquiri um equipamento que na verdade a principio foi um investimento prejudicaste que se eu estivesse optado em adquirir uma linha da telefônica teria muito menos dor de cabeça haja visto que trabalho no ramo de telecomunicações e nunca tive esse tipo de problemas com meus clientes, ao ser atendido, já pra começar a atendente foi muito educada (não estou sendo irônico), fui logo desabafando e ao mesmo tempo lhe passando o problema, onde ela me solicitou o numero da linha, ao passar o numero para a mesma ela em seguida pediu-me para que colocasse a titular da linha para falar com a mesma, sendo que de todas as vezes que fui atendido não precisei, apenas informava os dados da mesma: numero de CPF, endereço, data de nascimento, que sempre fui atendido, como já estava mais do que P da vida com a operadora Confesso que fui mal educado com a mesma e sei que as conversas são sempre gravadas, após a mesma ter confirmado; os dados com minha mãe, como não me retratei em minhas palavras e ainda afirmei que iria abrir processo judicial perante os acontecimentos a atendente desligou na hora.Já no dia 14 de abril de 2005 (hoje) entrei em contato com um advogado de um amigo meu para saber como poderia colocar tal processo em pratica, e por incrível que pareça, por volta das 13:30 minutos minha esposa me ligou avisando que o mesmo já estava funcionando e que a mesma descobrira do fato sem que a operadora se pronunciasse, fato que ainda pelo menos ate esta hora não se pronunciou.E sendo assim me expresso e faço para que muitos pensem a respeito, “sou uma pessoa de paz e não gosto e nunca admiti qualquer tipo de violência, seja verbal ou física, e sem querer (poderia ter sido coincidência?) descobri que brasileiro só faz funcionar na base da ignorância, e falta de educação”.As empresas prestadoras de serviço poderiam respeitar mais seus clientes, pois eles também estão prestando um serviço...... são fornecedores de capital para cada prestadora. Um recado para a Vésper:“Investir na qualidade de serviço e também investir em clientes amigos e cada vês mais se obter prestigio dentre os seus a sua volta”Sem mais agradeço:Ricardo A. M. Dalrri.

R.A Telecomunicações Ltda.
dalrri@pop.com.br

Fonte - http://www.reclameaqui.com.br/23621/vesper/embratel-e-vesper-sinonimo-de-desrespeito-ao-consumidor/


RECLAMAÇÃO
FUI [editado pelo Reclame Aqui]
PELA VESPER/EMBRATEL
Eu possuia uma linha Vesper "fale a vontade fim de semana",que adquiri da extinta e idônea empresa Vesper,infelizmente adquirida pela Embratel recentemente.Tive a infeliz idéia de transformá-la em linha pré paga 21,afim de economizar um pouco na recarga de creditos,uma vez que gastava R$50,00 na linha fale a vontade fim de semana e mudando para a pré 21 ,pagaria apenas 21 por mes,embora perdesse o fale a vontade em fins de semana.A embratel fez a mudança,alterou o numero.Mas o telefone apenas recebe ligação,não aceita carga de créditos!!! Com isso há mais de 20 dias estou sem telefone para fazer ligações,tendo que utilizar orelhão da rua!!!!O que é isso?Eu havia pago pela linha da Vesper!!!Agora fiquei com essa coisa que só recebe ligações!!Cansei de reclamar no *500 da embratel (com minuscula mesmo porque merece) .Me dão protocolos e prazos que não são cumpridos.Cansei...Perdi minha linha!!!!O que posso fazer????

Fonte - http://www.reclameaqui.com.br/22295/vesper/fui-lesado-pela-vesper-embratel/

RECLAMAÇÃO
queixa / reclamação nº: 15710

autor: Liliane entidade visada: EMBRATEL/ antiga VESPER tipo de queixa / reclamação: Ilegalidade d

ata: 2007-12-17 11:48:12

Texto da queixa / reclamação: Bom dia,Espero que vocês possam me ajudar, publicando essa queixa contra a empresa EMBRATEL. Fiz uma denúncia para Anatel, resta saber se os meus direitos descritos no site deles irá realmente entrar em ação, segue abaixo a carta enviada pra eles:No site da ANATEL está escrito bem claro os direitos e deveres do consumidor e esse direito me foi negado, uma vez que eu deveria ser informada com antecedência sobre a extinção ou alteração de palno de serviços (90 dias) ou facilidade adicional (30 dias), deveria ter sido notificada por escrito, telefone o que não ococrreu, além do meu direito em caso de troca de nº de telefone a prestadora ao trocar o nº deveria colocar uma divulgação do novo nº, o pior de tudo foi o tratamento recebido por dois atendentes da EMBRATEL, segue mais detalhes abaixo.Para ANATELTenho uma denúncia a fazer contra a EMBRATEL (antiga VESPER), tenho uma linha telefônica há mais de 6 anos em meu nome registrada na região de Guarulhos, no entanto, desses anos todos de utilização, 04 deles o telefone funciona em outro endereço e nunca recebi nenhum comunicado nem via telefone, nem por escrito falando qualquer coisa sobre mudanças do plano ou serviços. Até o dia 14/12/07 o telefone funcionou normalmente, no dia 15/12 quando fui utilizar o telefone me foi dado uma mensagem falando que o meu telefone foi cortado e que não mais será religado pois está fora do endereço de registro. Liguei para EMBRATEL pedindo uma satisfação, até porque eu liguei para a empresa avisando da minha mudança assim que a fiz, e falei sobre a questão do apelo publicitário que eles utilizaram na época da venda do produto que os aparelhos são como celulares sem fio para vc utilizar num raio de até 10km, e por não ter liberação no nº do meu apto na rua em que moro há 04 anos seria melhor manter da forma que estava sem contar que o meu nº de telefone mudaria. Vi no site da Anatel e no código de defesa do consumidor que tenho direito em ser comunicada, avisada, coisa que nunca aconteceu, e se não era correto o uso fora da minha casa porque eles apelam com isso para vender o produto, além do mais mesmo quando eu quis colocar no meu novo endereço não me deram a possibilidade devido a deficiência deles em questão de abrangência dos serviços.Liguei na Embratel (Vésper) no domingo dia 15/12 fui atendida por 03 pessoas diferentes, que ficaram uma jogando o problema pra outra, fiquei por muito tempo em espera, expliquei a todos o meu problema, dois desses atendentes me falaram que era um problema meu, que eu achava que era quem pra ter o meu telefone ligado novamente, isso me deixou mais indignada ainda mais, que eles não iriam religar o telefone pois foi determinação da ANATEL em desligar, e que não tenho direito de ser avisada de nada, que esse direito do meu nº ser divulgado para que eu não tenha prejuízos financeiros e pessoas pra mim não existia, e eu ainda falei que esperava que essa conversa tivesse sido realmente gravada pois da forma que eles falaram fiquei muito indignada de não estar sendo respeitado os meus direitos e do prejuízo que estou tendo uma vez que esse nº é divulgado há anos comercialmente e de uso pessoal nos finais de semana onde minha filha de 17 anos (tem problemas de saúde) e minha irmã de 18 anos ficam com o aparelho pra manter contato comigo em quanto eu trabalho, viajo, elas que atendem e ainda fazem uso, esse aparelho é uma ferramenta de trabalho, e agora estou com ele desligado sem nenhuma chance de aviso pra nada. Peço por gentileza que vcs verifiquem e acertem essa situação pois esse país sem lei, sem respeito ao próximo, onde os governantes roubam, enganam, mentem e nos assistimos tudo isso e ainda ouvimos de atendentes que eu não tenho direitos e que ela queria ver o que eu poderia fazer pois estava falando com uma empresa do porte da EMBRATEL, eu espero que essa conversa tenha sido gravada na integra, claro que eles devem ter gravado apenas o que eu reclamei pra ter argumentação sempre a favor deles, mas Deus é justo e espero que isso seja resolvido e a ANATEL não seja conivente com essas farsas e mentiras comerciais.Liliane Daquino Entidade visada foi notificada em: 2007-12-17 11:48:12 Obteve resposta da entidade visada : nao

FONTE - http://queixas.co.pt/popup.php?id_queixa=15710


RECLAMAÇÃO EMBRATEL
Data: 17/10/2008 14:55:37
De: Danielle Milena Ferreira (danielle.galeaocorretora@ig.com.br)IP: 189.19.69.166
Assunto: Reclamação - insatisfação absoluta Já faz mais de 2 semanas que meu aparelho antigo - vesper quebrou e até agora a unica coisa que eu consegui foi numero de protocolos que não existem, isso é muita sacanagem com o cliente, na hora de comprar o telefone te dão até o mundo mas quando você precisa de uma solução para seu problema te dão protocolos que nunca batem com a informação passada....já estou entregando todas a gravãções e os e-mails que tenho para minha advogada entrar com um processo contra livre telfonia fixa da embratel
Fonte - http://inforum.insite.com.br/desbloqueio-livre-embratel-e-vesper/7544818.html Claro, Vivo e Embratel têm mais reclamações de consumidor As empresas de telefonia foram mais uma vez a maior dor de cabeça do consumidor em São Paulo. Levantamento do Procon-SP mostra que em 2005 as empresas de telefonia móvel e fixa ficaram nas cinco primeiras posições do ranking negativo das reclamações. No ano passado, a operadora de telefonia móvel Claro encabeçou o rol de críticas, com 1.035 reclamações registradas. A Vivo ficou na segunda posição (870), seguida da Embratel (591), Telefônica (503) e Vésper (398). O Procon classifica as reclamações no setor de telefonia como "crônicas". Explica-se: pelo menos nos últimos cinco anos, o assunto telefonia figurou entre as principais queixas dos consumidores. No caso da telefonia celular, as principais queixas são o atraso na emissão de faturas, a clonagem de linhas telefônicas, além do prazo de carências superiores a 12 meses e elevadas multas em caso de rescisão, somados à falta de postos de atendimento. Segundo Eunice Prudente, diretora-executiva do Procon, na luta pela competição, as operadoras acabam oferecendo mais do que de fato podem arcar. Ela cita a oferta de planos e aparelhos com novas tecnologias que, no entanto, não têm suporte suficiente. "No caso da Claro, houve aumento da oferta de aparelhos GSM, mas se verificou uma falta de preparo para atender os clientes", disse. Na telefonia fixa, que tiveram novos contratos de concessão assinados no fim do ano passado, a cobrança indevida é o principal alvo das críticas, seguida da forma de tarifação, chamadas não-reconhecidas, falta de detalhamento da conta telefônica. Segundo Selma do Amaral, assistente da diretoria de atendimento do Procon, ao menos para os clientes de empresas de telefonia fixa há pouca esperança de melhora nos próximos anos. Segundo ela, a renovação dos contratos, que devem vigorar pelos próximos 20 anos, os prazos de discussão foram exíguos. Ela critica ainda o adiamento da conversão pulso para minuto e do detalhamento da conta telefônica por um ano "São motivo de vergonha. O consumidor quer a maior transparência da conta", disse. As reclamações são tantas que a diretora executiva do Procon pede uma comparação entre as concessionárias de serviços públicos no país e em outros países. "Duvido que em países de primeiro mundo, as empresas prestem esse tipo de serviço de má qualidade." Ela disse também que pretende encaminhar as reclamações do levantamento às agências reguladoras, embora reconheça, que as agências, de um modo geral, têm falhado no monitoramento dos setores. A Claro informou, em nota, que vem mantendo uma média alta de solicitações atendidas. "Os índices de melhoria obtidos em 2005 foram significativos, mas ficaram comprometidos por conta de um início de ano atípico, que foi impactado por um problema no sistema de envio de faturas e por causa de fraudes, das quais a Claro foi vítima". Segundo a operadora, a quantidade de atendentes foi praticamente duplicada. "A Claro é a operadora nacional melhor classificada no ranking de atendimento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de janeiro de 2006. A Telefônica informa que teve 95,8% das reclamações solucionadas no ano passado. Além disso, afirma que reduziu em 51,7% o volume de queixas --em números absolutos. A Embratel, Vivo e Vésper foram procuradas pela Folha Online, mas ainda não se pronunciaram. Veja abaixo as 30 empresas com maior número de reclamações: Claro - 1.035Vivo - 870Embratel - 591Telefônica - 503Vésper - 398Eletropaulo - 321Credicard - 314Telemar - 272Motorola - 186Clube de Regatas Tietê - 149Caixa Econômica Federal - 137Rusk Consultoria e Administração - 136Cartão C&A - 131Banespa - 123Itaucard Financeira - 121Banco Fininvest - 119TIM Celular - 113Banco do Brasil - 105Associação Portuguesa de Desportos - 103Intelig - 101Unibanco - 93Banco ou Cartões de Crédito Bradesco - 87Siemens - 85Clube Fiscal do Brasil - 84Sabesp - 82LG Eletronics - 82Gradiente - 79Blue Card - 78Club Fácil - 78Ibibank/Banco Ibi - 76

Fontes - (Folha Online)- http://aprendiz.uol.com.br/content/cumephicle.mmp
http://tribunadonorte.com.br/noticias/4690.html http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u106000.shtml

12/04/2004
CUIDADO com a telefonia Vesper/Embratel – campeãs na falta de compromisso

Deborah de Oliveira

Quando a Empresa Vésper chegou ao Brasil, trazendo inúmeras facilidades e promessas de taxas menores e serviços melhores, muitos consumidores aderiram rapidamente aos serviços dessa empresa.Nós brasileiros temos a mania de ter esperanças, talvez seja essa a nossa maior força. Mas ultimamente além dessa força, aprendemos a reivindicar nossos direitos. É o que uma consumidora Vésper/Embratel tem feito junto a essas empresas, porém sem muito sucesso.Como todos sabem, a empresa Vésper foi aderida à empresa Embratel. Inclusive os lançamentos de produtos são os mesmos, porém após essa união, muita coisa mudou para os consumidores.Quando a Vésper se instalou em nosso país teve sérios problemas em implantar seu sistema, assistência técnica e atendimento junto aos consumidores, mas com o tempo, parece que as coisas se “ajeitaram”. Algumas vezes é questão de costume.Mas, agora com essa união, os problemas de relacionamento com os assinantes voltaram a acontecer. Além de acontecer em datas aleatórias, marcam as datas festivas, como Natal, passagem de ano e Páscoa.Nossa consumidora em questão, colocaremos um nome fictício, D. Elizabeth, entrou em contato com nossa redação no ano passado, nos relatando um problema que ela não conseguia resolver junto à empresa Vésper/Embratel. Entramos em contato, através de e-mails, mas não obtivemos resposta. D. Elizabeth ainda tentou reaver o valor que foi cobrado a mais em sua conta telefônica, porém sem resultados.As respostas mais comuns do atendimento Vésper/Embratel, é que se a consumidora quiser entrar com queixa no PROCON, é um direito do consumidor. É assustador a falta de atenção ao consumidor.Primeiro problema: [relatado a nós]D. Elizabeth, ao ver a propaganda da operadora 15 da Telefônica, oferecendo ligações internacionais a R$ 0,09 [nove centavos] por minuto no Natal de 2003, não pensou duas vezes, ligou para amigos e parentes fora do Brasil e conversou por 19 minutos. Como seu telefone é por créditos, fica fácil conferir logo após cada chamada o valor debitado de seus créditos. Para sua surpresa, ao invés de debitarem o valor de R$ 1,71 [um real e setenta e um centavos], foram debitados R$ 23,00 [vinte e três reais]!!Imediatamente ligou para o serviço de atendimento ao consumidor da empresa Vésper/Embratel, depois de várias perguntas e sem obter nenhuma resposta, entrou em contato com a revista Via de Acesso.Entramos em contato com as empresas, após isso D. Elizabeth recebeu a seguinte resposta: “A Vésper não faz parte dessa promoção” – disse o atendente.Nossas perguntas:Se a Vésper/Embratel permite que se utilize a operadora 15 da Telefônica, é sinal que houve um pagamento à operadora, e então por que a Vésper/Embratel cobrou o valor a mais? [Já que a empresa não faz ligações DDI sem o uso de alguma operadora] Para quem foi pago esse valor? E... Por que a D. Elizabeth não foi restituída?Segundo problema:Ontem, Páscoa, 11/04/2004, D. Elizabeth foi novamente surpreendida pela falta de respeito da empresa Vésper/Embratel.Ao tentar fazer ligações para seus parentes e amigos para felicitar pela passagem da Páscoa, não conseguiu fazer suas ligações. Entrou em contato com a empresa e depois de muitas perguntas, como número do CPF, endereço de instalação, nome completo, nome da mãe etc, disseram que seu telefone foi descadastrado sem prévio aviso.Motivo: querem que D. Elizabeth faça um recadastramento.Detalhe: em nenhum momento a empresa Vésper/Embratel avisou sua consumidora, de que era necessário esse recadastramento. Não houve comunicado através de mídia, nem carta e nem mesmo um telefonema. Outro detalhe importante é que a empresa não divulga o endereço para o recadastramento. Simplesmente descadastraram o telefone para efetuar chamadas mesmo tendo créditos. A linha continua cadastrada apenas para receber chamadas.Ao perguntar como eles fazem isso sem prévio aviso, justamente em data comemorativa, onde certamente as pessoas utilizam do serviço de telefonia para cumprimentar seus parentes e amigos, a resposta da atendente foi simples: “Normas da empresa!”D. Elizabeth então perguntou como ela poderia adivinhar que seria necessário esse recadastramento. A atendente novamente disse que eram normas da empresa. E ao perguntar como ela deveria agir para fazer o recadastramento, a resposta da atendente foi que deveria passar um fax com um comprovante de endereço, D. Elizabeth então perguntou como? Pois a linha Vésper/Embratel não tem sinal para fax. Novamente a atendente deu uma resposta esclarecedora: “Procure um telefone capaz de enviar um fax!”O caso será levado ao PROCON e já foi comunicado a Vésper/Embratel, porém ainda sem resposta.Ao investigarmos as denúncias ao PROCON sobre as empresas Vésper e Embratel, encontramos várias reclamações, os problemas ali relatados são de longa data e, sempre pela falta de respeito ao consumidor.Portanto deixamos aqui um alerta:Cuidado ao adquirir uma linha Vésper/Embratel. Apesar de estarem com novos produtos, que realmente atrai o consumidor, oferecendo economia e qualidade, lembrem-se do caso da D. Elizabeth e verifiquem a lista de reclamações junto ao PROCON sobre essas empresas.Assim que recebermos a resposta da empresa Vésper/Embratel, publicaremos para que todos saibam das medidas tomadas pela empresa.
Fonte - http://www.viadeacesso.com.br/v2/revista/Negocios/?id=116

Um comentário:

  1. tenho um vesper e a mais de 1ano venho ligando pedindo que faça uma troca de meu aparelho pois o mesmo nao quer funcionar mais e eles querem que eu pague um novo,na qual eu acho errado pois o meu era comodata.gostaria muito que eles resolvessem o meu problema.

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